Construção do antigo Fiesta, hoje Colibri.
- Newton Ribeiro
- 23 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Em 1989, Miguel Genta,, a quem chamava de primo, por ter sido casado com uma prima, encomendou a construção de seu segundo veleiro para o construtor naval Riograndino Estevão, conhecido como Estevinho.
Estevinho já havia construido para o Miguel o Solitaire, hoje de nome de Bavardage, encontra-se no Veleiros do Sul, um belo barco resistente e muito confortável. Na partilha de separação com a Cândida,, o Soliteire ficou com ela e o Miguel então queria um barco mais competitivo.
Diferente do Solitaire, a solicitação do Miguel, foi que ele construísse um veleiro para regata, pois após dezenas de regatas realizadas com o Solitaire, tornou-se um entusiasta, inclusive patrocinador da "Regata Casa Genta" .
Assim o Estevinho projetou um barco com linhas mais modernas, popa larga, leve, com cockpit espaçoso, cabine espartana e com o motor colocado literalmente no centro do barco, em cima da quilha e não abaixo da escada como é de costume.
Assim, o Fiesta foi construído nas dependências do Rio Grande Yacht Clube, onde o Estevinho tinha um estaleiro.
Quando ficou pronto, ele andava muito bem, mas as regras de medição dos barcos de regata haviam mudado no período enquanto estava sendo construído, e assim o Fiesta se tornou obsoleto, pois pagava muito tempo para os outros barcos. Para tentar melhorar a classificação, o barco foi levado ao limite, quebrando o mastro duas vezes.
Nesta época a Delta estava despontando com barcos muito velozes e que tinham uma medição muito favorável, e assim, os planos do Miguel mudaram. Ele me vendeu o Fiesta antigo o qual batizei de Colibri, o que relato em outro post, e encomendou à Delta o primeiro delta 26 preparado para regatas, o novo Fiesta, com o qual correu regata por alguns anos.
Agradeço à Regina Salles, esposa do Miguel que o acompanhou e se dedicou por tantos anos ao nosso amigo até sua morte em 20'19, e ao meu amigo do peito Miguel por me presentear com as fotos da construção do antigo Fiesta, barco que a muitos anos me traz, como todo barco, satisfação e encrencas, que me permitiu e me permite ainda fazer muitos cruzeiros com minha família pelas lagoas dos Patos e Mirim.
Miguel Genta:

Miguel e Estevinho









Newton Ribeiro, organizado por Marlene Santos.
Comments